domingo, 3 de março de 2013

Soft Skills - Elas fazem a diferença - Parte I


Por Adriana Fório Sentieiro, PMP

Introdução

A expressão soft skills tem sido um assunto importante nas esferas corporativas.

Na verdade, trata-se de um termo sociológico em referência às pessoas que possuem um bom nível de inteligência emocional (QE = Quociente de Inteligência Emocional), sustentado por habilidades que têm impacto direto na qualidade das relações interpessoais e que configuram a excelência na interface com o outro.

O termo Skills significa habilidades ou capacidades. É um termo da língua inglesa usado para designar a capacidade de concretização de forma rápida e eficiente um determinado objetivo. Pode-se dizer que são as aptidões, o jeito e a destreza aplicados por cada pessoa em determinada tarefa.

No meio profissional, fala-se cada vez mais das soft skills, que são algumas atitudes comportamentais inatas ou aperfeiçoadas por cada pessoa. Por contraposição, as hard skills são as competências técnicas ensinadas na escola.

E como soft skills são importantes para todas as áreas, não seria diferente quando falamos em Projetos: o Gerente de Projeto necessita ter algumas habilidades gerenciais que fazem a diferença entre um projeto acontecer ou não.

Soft Skills – Em dias atuais

Segundo Kim Heldman, o Gerente de Projetos deve ter seis habilidades para ser um líder bem sucedido:

Pensamento Crítico: Capacidade de combinar os conhecimentos sobre o tema com a experiência e examinar julgamentos para solucionar o assunto em questão. Isso significa, com frequência, trabalhar com membros de outros times e stakeholders para instigar experiências semelhantes prévias e empregar técnicas como o brainstorming ou similares, a fim de alcançar soluções criativas.

Gerenciamento de Mudança Organizacional: O gerenciamento de mudança prepara sua organização para as mudanças que irão ocorrer, uma vez que o projeto for concluído. Esse processo as prepara com antecedência e proporciona informações sobre como seus empregos ou processos de negócios poderão se alterar. Ele inclui o treinamento e a comunicação ativa a fim de manter os envolvidos informados sobre o que, quando, onde porque e como das mudanças.

Solução de conflito: Solucionar conflitos não é impor argumentos ou fazer do seu jeito. De fato, isso pode envolver sacrifícios de sua parte ou da dos outros. Os gerentes de projetos deveriam sempre manter as melhores intenções do projeto e da organização no topo de seus pensamentos. Aborde o conflito sempre a partir dessa perspectiva e mantenha esse nível de tom ao lidar sobre o tema com os outros. O foco deve estar no problema e não nas pessoas envolvidas.

Habilidades de negociação: É importante entender qual o resultado final que você deseja da negociação antes que se entre nas discussões. Empenhe algum tempo para planejar os possíveis cenários e alternativas. Saiba antecipadamente o que você está disposto a dar e com o que você não pode se comprometer.

Percepção e intuição: Percepção é a habilidade de observar o que se passa a sua volta e, utilizando tanto a experiência quanto a boa capacidade de julgamento, determinar o que poderia ocorrer como resultado do que você está observando. Também é a arte de ver o que não está lá. Intuição é aquele sentimento ou voz que você escuta internamente e que diz que você deve tomar alguma atitude, evitar uma situação ou agir proativamente quando sente que é necessário.

Habilidades de colaboração: Tipicamente, a colaboração envolve pessoas ou uma equipe trabalhando na direção de um objetivo comum que tenha sido mutuamente acordado.


Fonte: e-News PMI São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário