quinta-feira, 30 de maio de 2013

Conhecendo o Design Thinking - Parte III

Por Adriana Fório Sentieiro, PMP

Design Thinking na prática

Dr. Saj-nicole Joni, executivo-chefe da Cambridge International Group, é assessor de executivos em todo o mundo e é o autor de "A Luta direito: Como Grandes Líderes Use conflito saudável para impulsionar a inovação", entrevistou Tim Brown para saber um exemplo de como foi aplicado o Design Thinking.

Primeiramente, ele diz, é bom montar um grupo com foco em perguntar às pessoas o que elas querem, mas geralmente só isso não resolve os problemas. O que mais agrega valor vem de olhar em primeira mão o que as pessoas fazem e entender o que eles precisam e estão tentando realizar e usar esse conhecimento como fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas ideias.

Por exemplo, lembre-se do Bank of America. As pessoas não tinham como saber e explicar que elas queriam algo parecido com o atual cartão de débito.  E não ocorreu aos diretores do banco que deveria ser avaliado junto aos clientes e a conjuntura atual da época essa necessidade. A todo tempo as pessoas estavam arredondando o valor (em dólares) dos produtos quando pagavam pelos mesmos ou perdendo as moedas de troco. Combinando esse hábito com um cartão de débito criou uma forma completamente automática, que é algo que as pessoas realmente queriam e atualmente estão acostumadas a fazer sem imaginar hoje em dia sem a utilização de um cartão de débito e/ou crédito em suas vidas. Como resultado, o Bank of America obteve 10 milhões de clientes novos e US$ 1.8 bilhões em economia para eles.

             
                        

O que você pode dizer para os líderes que precisam aumentar a eficiência no que eles estão fazendo?

A maioria das pessoas acha que design é tudo sobre como criar novos produtos, mas o pensamento de design cria avanços em eficiência também. Por exemplo, Kaiser Permanente, trabalhando com os enfermeiros na assistência ao paciente, projeto usado pensando em repensar totalmente a forma como ele muda turnos. Ele reduziu o tempo de 40 minutos a 12, os erros reduzidos na transferência de informação e a confiança do doente aumentado.

Para fazer isso você precisa seguir alguns princípios fundamentais. Comece com divergência. Isto é, olhar para cada abordagem possível, a cada nova maneira de fazer as coisas, mesmo que isso signifique considerar algo que parece ir contra o senso comum ou prática padrão. Não estreitar suas opções muito cedo. Então, ter uma abordagem centrada no homem. Vá para fora e olhe para o que as pessoas realmente fazem. Protótipo das alterações possíveis, e não cedo e muitas vezes. Encontrar talentos em qualquer lugar você pode. Faça todo esse trabalho um projeto real. Ele vai pagar.

Tom diz que aprendeu com os líderes de todo o mundo sobre o quão importante é sentir-se muito bem com o fato de que os problemas em nosso mundo não estão em falta. Há tantos desafios difíceis que nós podemos resolver fazendo as nossas vidas melhor.

Você precisa ser otimista, a fim de ser criativo. E confiante. Na verdade, se você não tem a confiança de que você pode criar soluções, você não vai criar soluções. Ser animado sobre o inesgotável de desafios que precisam enfrentar é o primeiro passo para trazer a sua criatividade.

Então, caros colegas gerentes de projetos, se você está comprometido com o sucesso em 2013, confira como você vê seus maiores desafios. Não desperdice o seu tempo jogando somente para não perder. Às vezes o jogo já é uma grande oportunidade. É como diz o ditado da IDEO "Errar o quanto antes para ter sucesso mais cedo".

A tendência é parar, pensar e perguntar onde você pode tomar a iniciativa de fazer uma diferença real. Isso atrai energia e otimismo, sem contar que torna o trabalho interessante e divertido.


E lembre-se: ao invés de trabalhar somente com o que é certo e definido, é melhor apostar no que é PROVÁVEL. Há grandes chances de virar um excelente negócio.

Fonte: e-News PMI São Paulo, Março 2013

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