terça-feira, 31 de julho de 2012

Geração Y – O desafio dos projetos nas equipes com multi-gerações

Por Simone Martinez

Trabalhar em uma equipe de projeto com multi-gerações pode ser um desafio, mas a chave é entender como cada geração pensa e como eles são motivados.

Assim como os profissionais mais experientes que estão sendo obrigados a adaptar-se a seus colegas mais jovens, os jovens profissionais também podem assimilar as diferenças e fazer parte de uma equipe de projetos com pessoas de multi-gerações.

Fazendo um breve resumo sobre esse artigo, mostraremos em um primeiro momento, as expectativas dos jovens da Geração Y no mercado de trabalho e as principais diferenças entre as gerações. Na seqüência, apresentaremos os principais desafios que o Gerente de Projetos precisa entender para administrar sua equipe, e finalizaremos com algumas dicas de como ele deve proceder para gerenciar as diferenças e desenvolver um ambiente saudável dentro da sua equipe.

A expectativa dos jovens da Geração Y no mercado de trabalho

A Geração Y, ou "os jovens do novo milênio", nascidos entre 1980 e meados dos anos 1990, são notados por serem dependentes de tecnologia e altamente colaborativos, eles tendem a trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar, mas lutam por equilíbrio entre trabalho e vida social, e muitas vezes são motivados pelo feedback positivo.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PWC) mostra que os jovens da Geração Y chegam ao mercado com muita vontade de mostrar o seu trabalho e trazer novidades tecnológicas a empresa, porém com a crise financeira global, precisou reduzir as suas expectativas em relação a sua carreira.

O estudo com jovens de 75 países, incluindo o Brasil, comparou os dados de 2008 e 2011 (antes e depois da crise) mostrando que os novos profissionais precisaram fazer concessões e ajustar suas expectativas em relação à satisfação com o trabalho, a empresa, o uso de suas potencialidades, ambição por promoções, dentre outros fatores.

Hoje esse público continua “antenado” e exigente no consumo, mas 32% já aceitam ganhar menos do que acreditam merecer profissionalmente. E cerca de 15% topam trabalhar em locais distantes de suas residências, algo pouco comum em 2008.

No quesito autoconfiança, 84% acreditam em suas competências. Talvez, por isso, 54% aceitem trabalhar em empresas com valores diferentes dos seus. No entanto, fica o alerta da inquietude: 68% afirmaram buscar promoções e salários maiores antes de completar um ano de empresa.

Qualidade de vida ainda é uma preocupação para essa turma. 68% desses profissionais avaliaram as condições de trabalho como “esperado” ou “muito melhor que a expectativa”.

O cenário apontado pela PWC demonstra que os jovens de hoje têm como meta progredir na carreira, trabalhar fora do país – EUA (58%) e Reino Unido (48%) lideram lista de destinos – e se desenvolver profissionalmente com a ajuda de especialistas.

Se lermos esses dados de outro ângulo, podemos entender que a Geração Y está mais flexível a se adaptar ao novo contexto mundial e aberta a ouvir os mais experientes, até porque querem se aproveitar positivamente deles.

Um último dado que pode ser crucial para as ações digitais focadas nesse público: 81% dos jovens têm grande afinidade com tecnologia e usam seus próprios aparelhos no ambiente de trabalho.



As Diferenças entre os Membros da Equipe

Entender as diferenças e respeitá-las é essencial para a gestão de conflitos entre os membros da equipe, trocar experiências sem preconceitos ou ruídos na comunicação é o caminho para administrar as diferentes gerações e ajudar as pessoas a tomar consciência do valor de cada membro. Isso permite também que a equipe tenha uma melhor sinergia, que trabalhem juntos de forma mais eficaz e consigam uma maior produtividade.

Uma pessoa jovem é sempre muito boa para incorporar novas idéias para a empresa. Eles chegam ao mercado de trabalho com vontade de mudar e modernizar, e tentam contagiar a todos com sua energia.
Um conselho aos profissionais mais jovens de gerenciamento de projeto é de ouvir primeiro e então oferecer os seus comentários, idéias e sugestões. Sempre ter provas que evidenciem as suas idéias e assegurar para a equipe ou as partes interessadas que as suas idéias vão apoiar e desenvolver a empresa.

Nunca tentar abruptamente se libertar das abordagens convencionais, que são seguidas ou abraçadas pela equipe há muitos anos, é importante para não haver conflitos entre os membros da equipe.

Os profissionais mais experientes da equipe de projetos são mais avessos a mudanças, eles gostam de manter os procedimentos e processos da forma como já fazem há algum tempo, e eles possuem mais experiência para gerenciar suas atividades suprindo a necessidade da empresa.

Nesse caso, o conselho para os profissionais mais experientes é de não ser contrário às novas ideias, elas podem vir a melhorar o dia a dia do projeto e podem ser aperfeiçoadas com a ajuda da experiência de quem está a mais tempo no mercado de trabalho e entende mais profundamente a dinâmica da empresa. Ter este tipo de flexibilidade é uma competência vital para profissionais.

A maior dica é tentar entender porque os membros da equipe de cada geração pensam diferente. E nunca censurar um ponto de vista diferente do seu sem um prévio conhecimento do que está sendo sugerido.

A relação dos Gerentes de Projetos em suas equipes de multi-gerações

O principal desafio do Gerente de Projeto com uma equipe tendo membros da chamada "Geração Y" é a comunicação. Ele deve saber que a diferença entre as gerações está principalmente ligada na maneira de se comunicar com os membros da sua equipe. Ele sempre deve aproveitar as decisões das pessoas experientes, mas também certificar-se de ouvir as novas idéias dos mais jovens e tentar gerar uma proposta valiosa para todos.

O líder eficaz deve estar atento aos estímulos externos que motivam sua equipe, primando sempre por entender e, dentro das possibilidades, atender as necessidades de todos os seus membros.

Por outro lado, podemos observar que o rosto do gerente de projeto está ficando mais jovem. E esses jovens podem se tornar bons líderes em nossa profissão crescente, por dominar a arte das principais equipes multi-geracionais. Eles só precisam procurar ter credibilidade com os membros mais experientes da equipe e sempre comunicar as suas propostas de forma sólida.

Abaixo algumas dicas para gerenciar as diferentes gerações em uma mesma equipe de projeto:

1. Conquistar a confiança dos membros da equipe e lealdade. Os líderes de sucesso precisam de pessoas em torno deles que partilham a mesma missão e visão, e estão entusiasmados com isso. Como gerente de projeto, você deve ganhar a confiança das pessoas que estão conduzindo e sempre ser leal a elas. Sua experiência como gerente de projeto e confiança em sua capacidade para vencer irá inspirar e fazer as pessoas acreditarem nas suas capacidades como gestor de projeto, independentemente do que a geração elas fazem parte.

2. Fazer as coisas de forma diferente. Pense em maneiras novas e diferentes de abordar um projeto ou tarefas do projeto. Obter feedback dos membros de sua equipe e de seus colegas e usar diferentes abordagens, ferramentas e técnicas ao abordar tarefas do projeto. Isso vai motivar os membros da equipe a assumir um papel mais ativo no projeto.

3. Agradecer aqueles que ajudam o seu projeto a ter sucesso. O sucesso do projeto depende de quão bem a equipe do projeto o realiza. Grandes líderes sabem que mostrar a apreciação é uma ótima maneira de demonstrar às pessoas que elas são valorizadas, o que todo mundo aprecia. Diga "obrigado" e reconheça publicamente aqueles que ajudaram o êxito do projeto. Definir e comunicar a equipe de projeto um sistema de reconhecimento faz com que ao longo do tempo, eles saibam o quanto você valoriza os seus esforços e quanto eles significam para sua organização.

Fonte: PMI São Paulo - e-News de Julho de 2012.

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