terça-feira, 23 de julho de 2013

3 sinais que você está matando a produtividade dos funcionários


Por Enrico Cardoso,

A sua atitude como líder pode estar sufocando e atrapalhando a produtividade de sua equipe. Veja como resolver isso.

Por mais que você seja um empreendedor veterano, já tenha lançado empresas e produtos, contratado e demitido funcionários, você pode ser um líder ineficiente.

Muitas vezes líderes e empreendedores aprendem da maneira mais difícil que há coisas que podem atrapalhar a produtividade dos funcionários da sua equipe. Isso não é nenhuma surpresa.

Os empreendedores estão frequentemente estressados, atarefados e transferem seu estresse para sua equipe, fazendo com que todo mundo fique menos produtivo.

Jason Womack fez uma pergunta para algumas pessoas enquanto acontecia o World Domination Summit: o que os seus chefes já fizeram que atrapalhou a sua produtividade? A maior parte das respostas foi:
  • Microgerenciamento. Eu sei como priorizar o meu trabalho.
  • Eles não reconhecem o trabalho que eu faço. Eles só enxergam o que ainda não fiz.
  • Eles me surpreendem com perguntas que eu não estou preparado para responder.
  • Eles começam a falar sobre coisas pessoais, enquanto estamos tentando trabalhar.

Você como empreendedor pode estar tão preso em seu foco ou rotina diária que pode não perceber o que acaba fazendo com seus funcionários. E, quando os funcionários ficam estressados, eles acabam não sendo produtivos nem eficazes.

Aqui estão 3 sinais de que você está matando a produtividade de seus funcionários sem perceber.

#1. Você pergunta se eles têm 1 minuto
Existem 3 tipos de conversas que você pode ter com as pessoas diariamente: aquelas que constroem relacionamentos, as transacionais e as de desenvolvimento de oportunidades.

Perguntar se o funcionário tem 1 minuto é a deixa para uma conversa transacional. Esse pode ser um problema por 2 razões.

Primeiro, porque o que você está pedindo, geralmente vai demorar mais de apenas 1 minuto. Além disso, interromper o fluxo de trabalho dos funcionários da a ideia de que você não valoriza ou respeita sua capacidade de concentração.

Em segundo lugar, eles podem estar em uma posição, física ou mentalmente, impossível de realizar a conversa naquele momento.

Da próxima vez que você precisar de algum tempo das pessoas envie um e-mail dizendo exatamente o que você precisa, se possível com 1 dia de antecedência, para que elas possam se preparar.

#2. Você não se importa com o que eles precisam para trabalhar melhor
Uma das maneiras mais eficientes de envolver as pessoas e aumentar a produtividade e acabar com qualquer conversa ou reunião desnecessária é perguntar como você pode ajudá-los a realizar a tarefa, ou qual tipo de informação precisam.

Uma boa maneira é perguntar: “agora que já conversamos sobre o assunto, pense no que você precisa de mim sobre os próximos passos e venha me perguntar”. Experimente.

Joe Bruzzese do Sprigeo começou a fazer isso e em 1 semana 5 pessoas o encheram de perguntas quando ele começou a terminar as suas conversas com essa frase.

#3. Você se contradiz nos objetivos da sua empresa
Isso pode parecer óbvio mas, uma das maiores maneiras de atrapalhar a produtividade dos funcionários é ser confuso sobre os objetivos e o posicionamento da empresa.

Ser claro sobre os objetivos torna possível para todos definir suas próprias prioridades e dar o seu melhor diariamente.

Por estarem mais engajados no trabalho em que acreditamos, nosso estresse diminui e nossa produtividade aumenta.

Muito ajuda quem não atrapalha
Durante os próximos dias monitore a sua atitude como líder. Mantenha o controle sobre as vezes que você interrompe ou distrai seus funcionários.

Depois pergunte a si mesmo se você está ajudando ou atrapalhando as pessoas a cumprirem as suas tarefas.

Minimize o estresse que você causa aos funcionários e você vai ver as pessoas fazendo mais.

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Este artigo foi adaptado do original, “3 Ways You’re Derailing Your Employees’ Productivity”, da Entrepreneur.

Sobre o Autor:
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.

Fonte: Site do Jornal do Empreendedor

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