sábado, 25 de dezembro de 2010

Responsabilidade profissional no gerenciamento de projetos

Todas as atitudes de um profissional em gerenciamento de projetos têm que estar alinhadas com práticas e padrões éticos e fudamentadas na lei. Somente dessa maneira o gerente de projetos vai conseguir atender às necessidades dos stakholders e garantir a integridade na condução do seu projeto, além de compreender o ambiente em que seu projeto está inserido. Vários elementos que montam a essência do comportamento que se espera de um gerente de projetos.
O primeiro desses elementos é a garantia da integridade profissional individual e isso é conseguido através da adesão aos padrões éticos e aos requerimentos legais. Assim, o gerente de projetos protege seu trabalho, seu projeto, seus stakeholders, sua comunidade e a si próprio, como pessoa e como profissional.
O segundo elemento é a sua base de conhecimentos. O gerente de projetos tem por obrigação ensinar, compartilhar informações, experiências, melhores práticas, lições aprendidas e tudo o que possa trazer melhorias na qualidade dos processos em gerenciamento de projetos e aprimorar seus colegas de profissão.
Como terceiro ponto importante, o aprimoramento da competência individual é fundamental. Sua obtenção vem da aplicação dos conhecimentos e métodos que surgem de um processo contínuo de apredizado. Na procura desse aprimoramento, deve o gerente de projetos buscar o autoconhecimento, tentando descobrir seus pontos fortes e fracos; buscar o aprendizado contínuo e planejar sua carreira; buscar conhecer e entender a empresa para a qual trabalha e, finalmente, buscar novas informações sobre práticas que o auxiliem na condução dos seus projetos.
Agir de modo cooperativo e profissional com os membros de sua equipe é mais um ponto-chave. As pessoas têm que ser compreendidas e todas as diferenças (de cultura, de sexo, étnicas, de nível social) obrigatoriamente devem ser respeitadas. Não pode haver qualquer clima de discriminação na equipe, pois é necessário que se garanta um ambiente de trabalho agradável, colaborativo e participativo.
Finalizando, resta o equilíbrio dos interesses dos stakeholders. O gerente de projeto sempre deve moderar de forma imparcial visando balancear os interesses daqueles envolvidos com seu projeto. Deve buscar estratégias que relacionem, conciliem e satisfaçam diferentes e conflitantes necessidades. Para isso, o fundamental é conhecer muito bem o projeto em que está trabalhando, sabendo o porquê do mesmo ter sido iniciado e como as necessidades de prazo, custo e escopo se completam nesse caso específico.

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